REGULAÇÃO DE REDES SOCIAIS E DEMOCRACIA

Autores

  • DR. SAULO JOSÉ CASALI BAHIA UFBA Autor

Palavras-chave:

Ativismo cibernético, Regulação de redes sociais, Desinformação, Fake News, Democracia

Resumo

O ativismo cibernético mudou a forma de influenciar a opinião pública e de conduzir os resultados eleitorais. O controle social e combate da desinformação deliberada passou a ser relevante, assim, para qualquer análise do exercício da democracia nas sociedades modernas. O artigo analisa três momentos relacionados a este ativismo. No primeiro momento, de grande entusiasmo, havia uma expectativa de maior participação popular e cidadã, ao oferecer uma alternativa às redes tradicionais de comunicação. O segundo momento correspondeu à percepção de uma manipulação bastante elevada das redes sociais, distorcendo o reputado caráter dialógico da comunicação, com intensa fragmentação da esfera pública e polarização. O terceiro momento corresponde aos desafios regulatórios inéditos, com a atuação dos governos para restabelecer o espaço democrático já apropriado por databrokers, já que a democracia reclama a afirmação do direito à autodeterminação informativa, onde a proteção de dados pessoais e o bloqueio da manipulação indevida é essencial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • DR. SAULO JOSÉ CASALI BAHIA, UFBA

    Juiz Federal (SJBA). Professor Titular da Faculdade de Direito (UFBA). Doutor em Direito (PUC-SP). Membro da Academia Mundial de Arte e Ciências (WAAS). Membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia (ALJBA).

Referências

ARIELY, Dan. Desinformação. Rio de Janeiro: Sextante, 2024.

EMPOLI, Giuliano da. Os Engenheiros do Caos. São Paulo: Vestígio, 2019.

FISHER, Max. A Máquina do Caos. São Paulo: Todavia, 2023.

MOORE, Martin. Democracia Hackeada. Sâo Paulo: Hábito, 2022.

Publicado

2025-07-15

Como Citar

BAHIA, DR. SAULO JOSÉ CASALI. REGULAÇÃO DE REDES SOCIAIS E DEMOCRACIA. Revista Brasileira de Desenvolvimento e Inovação, [S. l.], v. 2, n. 3, 2025. Disponível em: https://rbdin.com.br/index.php/revista/article/view/53. Acesso em: 17 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.