REGULAÇÃO DE REDES SOCIAIS E DEMOCRACIA
Palabras clave:
Ativismo cibernético, Regulação de redes sociais, Desinformação, Fake News, DemocraciaResumen
O ativismo cibernético mudou a forma de influenciar a opinião pública e de conduzir os resultados eleitorais. O controle social e combate da desinformação deliberada passou a ser relevante, assim, para qualquer análise do exercício da democracia nas sociedades modernas. O artigo analisa três momentos relacionados a este ativismo. No primeiro momento, de grande entusiasmo, havia uma expectativa de maior participação popular e cidadã, ao oferecer uma alternativa às redes tradicionais de comunicação. O segundo momento correspondeu à percepção de uma manipulação bastante elevada das redes sociais, distorcendo o reputado caráter dialógico da comunicação, com intensa fragmentação da esfera pública e polarização. O terceiro momento corresponde aos desafios regulatórios inéditos, com a atuação dos governos para restabelecer o espaço democrático já apropriado por databrokers, já que a democracia reclama a afirmação do direito à autodeterminação informativa, onde a proteção de dados pessoais e o bloqueio da manipulação indevida é essencial.
Descargas
Referencias
ARIELY, Dan. Desinformação. Rio de Janeiro: Sextante, 2024.
EMPOLI, Giuliano da. Os Engenheiros do Caos. São Paulo: Vestígio, 2019.
FISHER, Max. A Máquina do Caos. São Paulo: Todavia, 2023.
MOORE, Martin. Democracia Hackeada. Sâo Paulo: Hábito, 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Brasileira de Desenvolvimento e Inovação

Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Os autores se responsabilizam civil, administra e penalmente pela originalidade das publicações e tem ciência absoluta de que textos que não são de suas respectivas autorias podem gerar procedimentos judiciais ou administrativos, bem como a exclusão permanente do respectivo manuscrito da plataforma.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na RBDIN.
c) Os artigos e resenhas publicados na RBDIN são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à RBDIN sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.