URBE E POLIS: DIÁLOGOS E MEDIAÇÕES PARA POLÍTICAS PÚBLICAS DE CIDADE PLENA.

Autores

  • Cristina Schmidt FABE - Faculdades Bertioga Autor

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Cidade Midiatizada, Urbe, Polis, Folkativismo

Resumo

O universo que configura a cidade apresenta dois parâmetros correlatos: o da Urbe, ligado aos aspectos de materialidade oferecidos pelos serviços e infraestrutura; e o da polis, que envolve a imaterialidade em suas relações socioculturais, comunitárias, públicas de cooperação e expressão. Nesse meio vão se desenvolver práticas comunicacionais e culturais para gerar experiências materiais e imateriais de modo interpessoal ou midiatizado no alcance de políticas públicas. Dessa problemática surgem como objetivos refletir sobre os processos de ativismos desses grupos populares marginalizados da estrutura hegemônica; compreender os parâmetros ora complementares e ora dissonantes de urbe e polis; identificar os processos folkcomunicacionais para proposição de políticas públicas. Para tanto, a pesquisa descritiva teve abordagem qualitativa por meio de levantamento bibliográfico e documental. Os resultados demonstram que as comunidades à margem do contexto citadino hegemônico são pujantes territórios de mobilização e ativismos, com meios facilitadores de diálogo e mediação; mas são grupos potentes para criar uma agenda pública para concepção de uma cidade plena.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristina Schmidt, FABE - Faculdades Bertioga

    Pós-Doc em Comunicação para o Desenvolvimento Regional pela Cátedra UNESCO/UMESP, Doutora em Comunicação e Semiótica – PUC-SP, Mestre em Teoria e Ensino da Comunicação – UMESP, Especialista em Psicologia Analítica – IJEP/FAPCOM. Pesquisadora no Grupo de Estudos sobre Cibermuseus – GREC - PPG Museologia/UFBA. Diretora Regional Sudeste da Rede Folkcom. Professora na Faculdade Bertioga.

Referências

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 4ª ed., 2003.

CASTELLS, Manuel. O poder da Comunicação. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

CECCHI, Leonardo. Políticas Públicas: Conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2.ed. São Paulo: Cengage, 2017.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. 2ª. ed. Salvador: Secretaria de Cultura, Fundação Pedro Calmon, 2009.

DOWNING, John D. H. Mídia Radical: rebeldia nas comunicações e movimentos sociais. São Paulo: Editora SENAC, 2004.

GIOVANNI, Geraldo Di; NOGUEIRA, Marco Aurélio (Org.). Dicionário de Políticas Públicas – Fundap. São Paulo: Imprensa Oficial, 2013.

SCHMIDT, Cristina; SANTOS, Daniel M. Redes Folkcomunicacionais e Políticas Públicas: A Escola de Cidadania e Espaço Político e de Ativismo Midiático. Revista Internacional de Folkcomunicação, Ponta Grossa/ PR Volume 15, Número 34, p.103-118, Janeiro/Junho 2017.

SCHMIDT, Cristina. Folkcomunicação, ativismo e políticas públicas: aproximações disciplinares para a atuação na arena política. Anais da XIX Conferência Brasileira de Folkcomunicação Universidade Federal do Amazonas - UFAM Parintins (AM), 2018.

SCHMIDT, Cristina. Redes Culturais Comunicativas: uma pesquisa colaborativa e interdisciplinar em Folkcomunicação. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2016. v. 1. p. 1-14. Disponível em <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2669-1.pdf> Acesso em 19 abr. 2017.

ROLNIK, Raquel. Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças.1. ed. - São Paulo: Boitempo, 2015.

ROLNIK, Raquel. 2022. O colonialismo imobiliário. Disponível em: https://outraspalavras.net/outrasmidias/o-colonialismo-imobiliario-segundo-raquel-rolnik/#:. Acesso em 20 de outubro 2023.

.

TRIGUEIRO, Osvaldo Meira. Folkcomunicação e Ativismo Midiático. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2008.

UNESCO. 2º. Relatório Mundial da UNESCO: Investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural. Paris, France: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2009.

Downloads

Publicado

2025-04-28

Como Citar

SCHMIDT, Cristina. URBE E POLIS: DIÁLOGOS E MEDIAÇÕES PARA POLÍTICAS PÚBLICAS DE CIDADE PLENA. Revista Brasileira de Desenvolvimento e Inovação, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://rbdin.com.br/index.php/revista/article/view/24. Acesso em: 10 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

11-19 de 19

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.