A EDUCAÇÃO INFANTIL E A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA

Autores

  • Jeruzalém de Lima SILVA Autor
  • LIMA Helena Quedma B. H. de Autor

Palavras-chave:

Educação Infantil; Tecnologia; Ensino; Pedagogia.

Resumo

Este estudo investiga o impacto da tecnologia na educação infantil, abordando seus benefícios, desafios e considerações éticas. Os benefícios destacados incluem a capacidade da tecnologia em tornar o aprendizado mais interativo e acessível, personalizando a experiência educacional para crianças pequenas. No entanto, os desafios identificados envolvem o equilíbrio necessário entre o uso da tecnologia e outras formas de aprendizagem, além de preocupações éticas como a privacidade e a segurança dos dados das crianças. Para abordar essas questões de forma eficaz, são recomendadas estratégias que promovam uma integração consciente da tecnologia no currículo educacional, capacitando educadores e formuladores de políticas para garantir um uso ético e pedagogicamente eficiente da tecnologia na educação infantil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BELLONI, Maria Luiza. Crianças e mídias no Brasil: cenários de mudanças. Campinas, SP: Papirus, 2010.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.

DORNELLES, Leni Vieira. Infâncias que nos escapam: da criança na rua à criança cyber. 3. ed. Petrópolis, R.J: Vozes, 2011.

LIMA, J. As Novas Tecnologias no Ensino. Disponível em http://www.airpower.au.af.mil/apjinternational/apj-p/2006/2tri06/lima.htm. Acesso em jun de 2024.

MACHADO, Fabiana R. Reflexões sobre a vivência no “Cantinho Do Notebook” em uma turma de Educação Infantil. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Interação) Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do ParanáUTFPR, Curitiba, 2009.

MORAN, José Manuel. Ensino e Aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J.M; ; BEHRENS, M. A. (Orgs.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 11–65.

OLIVEIRA et al. TIC’s na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Rev. Pedagogia em Ação, v. 7 n. 1, 2015.

PONTE, João Pedro da. As TIC’s no início da escolaridade: Perspectiva para a formação inicial de professores. Cadernos de Formação de Professores, n°4, p. 19-26. Porto: Porto Editora, 2002.

PRENSKY, Marc. Nossos filhos não são como nós: eles são nativos, nós somos imigrantes. In: . “Não me atrapalhe, estou aprendendo”. Tradução: Ligia Bergo. São Paulo: Phorte, 2010.

SAVIANI, D. Escola e luta de classes na concepção marxista de educação. Rev. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 3, n. 1, p.7-14; fev. 2011.

SILVA, Andresa Conceição da. Direito à intimidade no ambiente digital: Exposição de crianças na internet. Uniprocessus. Brasília, 2023

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

SILVA, Jeruzalém de Lima; HELENA QUEDMA B. H. DE, LIMA. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA. Revista Brasileira de Desenvolvimento e Inovação, [S. l.], v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://rbdin.com.br/index.php/revista/article/view/10. Acesso em: 3 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 13

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.