REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I APÓS 20 ANOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Autores

  • Isabella Sipriano de Souza Fabe - Faculdade Bertioga Autor
  • Cristina Schmidt Fabe - Faculdade Bertioga Autor

Palavras-chave:

Educação, Diversidade étnico-racial, Ensino fundamental, Educação das relações étnico-raciais

Resumo

A educação das relações étnico-raciais tem o intuito de educar para o reconhecimento e valorização da história e cultura dos diversos povos que formaram nossa identidade nacional, incluindo as contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros. Os objetivos dessa pesquisa foram refletir sobre a importância da educação das relações étnico-raciais e os possíveis avanços desde a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação em 2004. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de opinião com abordagem qualitativa por meio de um questionário com 10 questões para descobrir a perspectiva docente acerca do tema. Os resultados apontam que grande parte dos professores que participaram da pesquisa sabem da existência da Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira a partir do Ensino Fundamental I, e consideram importante que haja o cumprimento desta lei, porém muitos docentes alegam que as demandas do cotidiano escolar e a resistência das famílias dificultam a discussão sobre a história e cultura dos povos negros no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Isabella Sipriano de Souza, Fabe - Faculdade Bertioga

    Graduanda no curso de Pedagogia da Faculdade Bertioga. Fez estágio de observação docente no Colégio Caiçara (2022), NEIM Profª Zilmar Moura dos Santos (2023), EM Profª Cristina dos Santos (2023) e EM Giusfredo Santini (2024), e realizou estágio em Gestão Escolar no NEIM Profª Zilmar Moura dos Santos e EM Giusfredo Santini (2024).

  • Cristina Schmidt, Fabe - Faculdade Bertioga

    Pós-Doc em Comunicação para o Desenvolvimento Regional pela Cátedra UNESCO/UMESP, Doutora em Comunicação e Semiótica – PUC-SP, Mestre em Teoria e Ensino da Comunicação – UMESP, Especialista em Psicologia Analítica – IJEP/FAPCOM. Pesquisadora no Grupo de Estudos sobre Cibermuseus – GREC - PPG Museologia/UFBA. Diretora Regional Sudeste da Rede Folkcom. Professora na Faculdade Bertioga

Referências

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Publicado

2025-04-28

Como Citar

SOUZA, Isabella Sipriano de; SCHMIDT, Cristina. REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I APÓS 20 ANOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. Revista Brasileira de Desenvolvimento e Inovação, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://rbdin.com.br/index.php/revista/article/view/2. Acesso em: 10 maio. 2025.

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