REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I APÓS 20 ANOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Keywords:
Educação, Diversidade étnico-racial, Ensino fundamental, Educação das relações étnico-raciaisAbstract
A educação das relações étnico-raciais tem o intuito de educar para o reconhecimento e valorização da história e cultura dos diversos povos que formaram nossa identidade nacional, incluindo as contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros. Os objetivos dessa pesquisa foram refletir sobre a importância da educação das relações étnico-raciais e os possíveis avanços desde a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação em 2004. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de opinião com abordagem qualitativa por meio de um questionário com 10 questões para descobrir a perspectiva docente acerca do tema. Os resultados apontam que grande parte dos professores que participaram da pesquisa sabem da existência da Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira a partir do Ensino Fundamental I, e consideram importante que haja o cumprimento desta lei, porém muitos docentes alegam que as demandas do cotidiano escolar e a resistência das famílias dificultam a discussão sobre a história e cultura dos povos negros no Brasil.
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