A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Resumo
Este artigo explora o impacto da inovação tecnológica na educação de jovens e adultos (EJA). Investigando a integração de tecnologias digitais na prática educacional da EJA, o estudo revela tanto os benefícios potenciais quanto os desafios enfrentados. Através da metodologia hipotética, amparada em referenciáis publicados em meios físicos e digitais, busca a presente pesquisa discutir a aprendizagem a partir das plataformas virtuais, recursos interativos e aplicativos educacionais, alinhavando-se a tranformacao da aprendizagem, destacando a necessidade de infraestrutura adequada, capacitação de educadores e políticas inclusivas para garantir um acesso equitativo e eficaz às oportunidades educacionais digitais na EJA. Ao final, em breves considerações, a presente pesquisa traz os aspectos positivos e a necessidade de manter-se o olhar nas formas de interacao educacional por meios tecnológicos.
Downloads
Referências
ABREU, Franciele de Cunha. O uso de ferramentas de informática e sua implicação em atividades didáticas experimentais para a melhoria do ensino de Biologia. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre – RS, 2009.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.
LAZORRA, Elenice Andersen. Multimídia digital na escola.–1 ed. – São Paulo: Paulinas, 2013 (Coleção mundo digital).
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação.– 8º ed. – Campinas, SP: Papirus, 2007.
MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 4, n. 12, p.13-21, mai/ago 2004. Quadrimestral.
MOURA, Carmen Brunelli; SILVA, Marluce Pereira. O sujeito da EJA. In: EJA, Diversidade e Inclusão: reflexões impertinentes, João Pessoa: Editora da UFPB, 2018.
PACIEVITCH, Thais. Evasão Escolar. InfoEscola, 2019. Disponível em https://www.infoescola.com/educacao/evasao-escolar/ Acesso em 25 jun.2024.
POCHMANN, Márcio. A Exclusão Social no Brasil e no Mundo. In: Rede Social de justiça e Direitos Humanos, 2004. Disponível em: http://www.social.org.br/relatorio2004/relatorio016.htm. Acesso em 28 jun. 2024.
SILVA, I. C. S; PRATES, T. S; RIBEIRO, L. F. S. As novas tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Revista Em Debate (UFSC): Florianópolis, v. 16, 2016.
TAJRA, Sammya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. – 8. Ed. rev. E ampl. – São Paulo: Érica 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Desenvolvimento e Inovação

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Os autores se responsabilizam civil, administra e penalmente pela originalidade das publicações e tem ciência absoluta de que textos que não são de suas respectivas autorias podem gerar procedimentos judiciais ou administrativos, bem como a exclusão permanente do respectivo manuscrito da plataforma.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na RBDIN.
c) Os artigos e resenhas publicados na RBDIN são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à RBDIN sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.