POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O ADOECIMENTO DE PROFESSORES EM BERTIOGA – SP
Palavras-chave:
Adoecimento, professores, políticas públicasResumo
O presente artigo aborda o crescente índice de afastamento de professores que atuam no município de Bertioga, motivado por doenças psicológicas e físicas relacionadas às condições de trabalho. A pesquisa parte de um panorama mais amplo, que identifica a sobrecarga laboral e estresses como fatores determinantes para o adoecimento docente, destacando a importância de compreender esse fenômeno de uma forma global. Por meio de revisão bibliográfica recente e análise documental, foram coletadas informações sobre as condições de trabalho e seu impacto na saúde dos professores. Os dados empíricos, obtidos a partir da pesquisa de campo, incluíram levantamentos sobre licenças médicas e processos de readaptação funcional em decorrência de problemas de saúde nas escolas municipais de Bertioga. A pesquisa conclui pela necessidade de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de trabalho e ao fortalecimento do suporte institucional, para reduzir o impacto do adoecimento na qualidade do ensino e na carreira dos professores.
Downloads
Referências
BATISTA et al. Mental disorders in university teachers: study in a service of medical investigation. J. res.: fundam. care. online 2016. abr./jun. 8(2):4538-4548.
BORBA et al. Síndrome de Burnout em professores: estudo comparativo entre o ensino público e privado. Psicol Argum. 2015 jan./abr., 33(80), 270, 281.
BRASIL. Lei n° 9.394, art. 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 1996.
BRAUM, A C; CARLOTTO, M S. Síndrome de Burnout: estudo comparativo entre professores do Ensino Especial e do Ensino Regular. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 18, Número 1, Janeiro/Abril de 2014: 125-133.
CEZAR-VAZ et al. Mental Health of Elementary Schoolteachers in Southern Brazil: WorkingConditions and Health Consequences.The Scientific World Journal, 2015.
SOUZA, N A; LEITE P M. Condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores de Educação Básica no Brasil, pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicinado Trabalho (Fundacentro) abril, 2010.
FERNANDES, G. C. P. S; VANDENBERGHE, L. O estresse, o professor e o trabalho docente. Revista Labor, v. 01, p. 75-86, 2018.
GASPARINI SM, BARRETO MS, ASSUNÇÃO AA. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Universidade Federal de Minas Gerais Educação e Pesquisa, São Paulo, maio/agosto 2005; 31(2): 189-199.
LIMA JÚNIOR J. P.; SILVA, T.F. Análise da sintomatologia de distúrbios osteomusculares/em docentes da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Rev Dor. São Paulo, out-dez;15(4):276-80, 2014.
MARTINS, M F D et al. O trabalho das docentes da Educação Infantil e o mal-estar docente:o impacto dos aspectos psicossociais no adoecimento. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2014, vol. 17, n. 2, p.281-289 – DOI: 10.11606/issn.1981-.0490.v17n2p281-289.
OLIVEIRA, Dalila A; VIEIRA, Lívia M. F. Pesquisa: trabalho docente na educação básica no Brasil. Sinopse do survey nacional / Universidade Federal de Minas Gerais, Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente - Belo Horizonte, 2010.
PRINCEPE, L M. ANDRÉ, M.D.A. Fatores facilitadores e dificultadores do desenvolvimento profissional de professores iniciantes: uma análise das condições de trabalho. REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018.
SILVEIRA, K A; ENUMO, S R F; BATISTA, E P. Indicadores de estresse e estratégias de enfrentamento em professores de ensino multisseriado. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 18, Número 3, Setembro/Dezembro de 2014: 457-465.
VIEIRA, J.D. Identidade expropriada: retrato do educador brasileiro. 2. ed. Brasília, DF: CNTE, 2004.
ZARAGOZA JME. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Tradução: Durleyde Carvalho Cavicchia. Edusc, Bauru, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Desenvolvimento e Inovação

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Os autores se responsabilizam civil, administra e penalmente pela originalidade das publicações e tem ciência absoluta de que textos que não são de suas respectivas autorias podem gerar procedimentos judiciais ou administrativos, bem como a exclusão permanente do respectivo manuscrito da plataforma.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na RBDIN.
c) Os artigos e resenhas publicados na RBDIN são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à RBDIN sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.