POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O ADOECIMENTO DE PROFESSORES EM BERTIOGA – SP

Authors

  • Maíra Darido da Cunha FABE - Faculdades Bertioga Author

Keywords:

Adoecimento, professores, políticas públicas

Abstract

O presente artigo aborda o crescente índice de afastamento de professores que atuam no município de Bertioga, motivado por doenças psicológicas e físicas relacionadas às condições de trabalho. A pesquisa parte de um panorama mais amplo, que identifica a sobrecarga laboral e estresses como fatores determinantes para o adoecimento docente, destacando a importância de compreender esse fenômeno de uma forma global. Por meio de revisão bibliográfica recente e análise documental, foram coletadas informações sobre as condições de trabalho e seu impacto na saúde dos professores. Os dados empíricos, obtidos a partir da pesquisa de campo, incluíram levantamentos sobre licenças médicas e processos de readaptação funcional em decorrência de problemas de saúde nas escolas municipais de Bertioga. A pesquisa conclui pela necessidade de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de trabalho e ao fortalecimento do suporte institucional, para reduzir o impacto do adoecimento na qualidade do ensino e na carreira dos professores.

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Published

2025-04-28

How to Cite

CUNHA, Maíra Darido da. POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O ADOECIMENTO DE PROFESSORES EM BERTIOGA – SP. Revista Brasileira de Desenvolvimento e Inovação, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://rbdin.com.br/index.php/revista/article/view/36. Acesso em: 10 may. 2025.

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