DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM A PEDAGOGIA WALDORF

Autores

  • Mariana de Jesus Bezerra FABE - Faculdade Bertioga Autor
  • Cristina Schmidt Autor

Palavras-chave:

Desenvolvimento integral, educação infantil, Pedagogia Waldorf

Resumo

A Pedagogia Waldorf, desenvolvida por Rudolf Steiner, destaca-se por sua abordagem holística e humanística, que integra aspectos espirituais e científicos, promovendo a autonomia, criatividade e responsabilidade. Este trabalho reflete sobre a importância da autonomia na Educação Infantil, com foco na Pedagogia Waldorf. A pesquisa analisa como essa abordagem pedagógica contribui para o desenvolvimento da autonomia desde a infância. A metodologia empregada inclui levantamento bibliográfico e documental, buscando compreender a aplicação de práticas pedagógicas que promovem a autonomia e a importância desta para o desenvolvimento integral das crianças. O estudo revelou que, dentro da Pedagogia Waldorf, a autonomia é incentivada por meio de um currículo flexível e atividades que favorecem a autoexpressão e a independência das crianças. As conclusões apontam que práticas pedagógicas que valorizam a autonomia desde os primeiros anos de vida são cruciais para formar indivíduos mais independentes e responsáveis. Este trabalho contribui para a reflexão sobre a importância da autonomia na Educação Infantil.

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Biografia do Autor

  • Mariana de Jesus Bezerra, FABE - Faculdade Bertioga

    Graduanda no curso de Pedagogia da Faculdade Bertioga.

  • Cristina Schmidt

    Pós-Doc em Comunicação para o Desenvolvimento Regional pela Cátedra UNESCO/UMESP, Doutora em Comunicação e Semiótica – PUC-SP, Mestre em Teoria e Ensino da Comunicação – UMESP, Especialista em Psicologia Analítica – IJEP/FAPCOM. Pesquisadora no Grupo de Estudos sobre Cibermuseus – GREC - PPG Museologia/UFBA. Diretora Regional Sudeste da Rede Folkcom. Professora na Faculdade Bertioga.

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Publicado

2025-04-28

Como Citar

BEZERRA, Mariana de Jesus; SCHMIDT, Cristina. DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM A PEDAGOGIA WALDORF. Revista Brasileira de Desenvolvimento e Inovação, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://rbdin.com.br/index.php/revista/article/view/4. Acesso em: 10 maio. 2025.

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