A CONSTRUÇÃO DO OLHAR DO ALUNO NO ENSINO DE ARTE NO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Juliana Gonçalves Silva Lepique Autor
  • Fernando da Silva Lepique Autor

Palavras-chave:

Construção, Arte, Educação, Ensino Médio

Resumo

Este artigo procura ampliar constatações e considerações que abrangem o ensino da Arte no Ensino Médio e aspectos da nova política educacional, o Novo Ensino Médio. Nossa inquietação, quanto ao percurso do ensino artístico no novo panorama do Ensino Médio, levou-nos a contextualizá-lo a aspectos da política educacional, associando o desenvolvimento da construção do olhar do aluno com as práticas pedagógicas. A metodologia utilizada é a pesquisa de campo com observação direta e revisão bibliográfica de livros acadêmicos e artigos científicos em plataformas como Scielo, Pubmed e Google Acadêmico. A partir desse panorama conclui-se que a forma que foi imposta o Novo Ensino Médio, numa hipótese de eliminar ou diminuir a diversidade no meio social, como com a disciplina de Arte que tem suma importância no desenvolvimento psicomotor e na fase do Ensino Médio a questão histórica, questionadora que visa o desenvolvimento do senso crítico do aluno, entende-se que estamos limitando as gerações futuras, gerando apenas seres funcionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Gonçalves Silva Lepique

    Graduada em Artes Plásticas com Licenciatura em Educação Artística pela UNISANTA, Pós-graduada em Ética, valores e cidadania na escola pela USP. Atua como professora de Arte na Rede Estadual do Governo de São Paulo, professora de Arte nas redes privadas: Colégio Metodista e Colégio Viver Aprendendo, e professora de Fundamentos e Práticas na Arte e Educação na FABE.

  • Fernando da Silva Lepique

    Bacharel em Psicologia pela UBC, Pós-graduando em Teoria Cognitiva Comportamental pela FARESE. Atua como técnico do SUAS e psicólogo clínico.

Referências

ALVAREZ, Ana; LEMOS, Ivana de Carvalho. Os neurobiomecanismos do aprender: a aplicação de novos conceitos no dia-a-dia escolar e terapêutico. Revista psicopedagógica, São Paulo, v. 23, n. 71, p. 181-190, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862006000200011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 05 nov. 2022.

Amaro, Danielle Rodrigues. Discutindo Arte: Uma Introdução, 2012. Disponível em: https://museu.pinacoteca.org.br/wp-content/uploads/sites/2/2017/01/DANIELLE_AMARO_discutindo_arte.pdf. Acesso em: 04 nov. 2022.

ARGIMON, Irani I. de Lima. Aspectos cognitivos em idosos. Avaliação psicológica, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 243-245, dez. 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712006000200015&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: Acesso em: 05 nov. 2022.

Bessa, Pedro Pires e Mendes, Vanderlei. Conteúdo básico comum: ensino de arte em escolas públicas estaduais de Belo Horizonte/MG. Educação em Revista [online]. 2012, v. 28, n. 1, pp.

313-342. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000100014. Acesso em: 02 nov. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

_________. Ministério da Educação. Cartilha sobre o Novo Ensino Médio. Brasília, 2017.

_________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação. Brasília, 2013.

CAMPOS, Lorraine Vilela. Novo Ensino Médio; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/novo-ensino-medio-entenda-reforma.htm. Acesso em: 02 nov. 2022.

Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-Diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 06 nov. 2022.

COSTA, Cristina. Questões de Arte. São Paulo: Editora Moderna, 1999.

Eça, Teresa Torres Pereira de. Educação através da arte para um futuro sustentável. Cadernos CEDES [online]. 2010, v. 30, n. 80, pp. 13-25. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622010000100002. Acesso em: 04 nov. 2022.

FELDMAN, Ruth Duskin; PAPALIA, Diane E.; OLDS,SallyWendkos. Desenvolvimento Humano. Rio Grande do Sul; Artemed 2006

GIUSTA, Agnela da Silva. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em revista. Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 20-36, Mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 nov. 2022.

GOMBRICH, Ernest. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1999. 16ª edição.

PIAGEAT, Jean. Seis estudos de psicologia: tradução Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva – 25.ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016

SENNA, Sylvia Regina Carmo Magalhães; DESSEN, Maria Auxiliadora. Reflexões sobre a saúde do adolescente brasileiro. Psicologia, Saúde & Doenças, Lisboa, v. 16, n. 2, p. 217-229, set. 2015. . Disponível em http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862015000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 05 nov. 2022.

OLIVEIRA, Maria Aparecida. Novo ensino médio: desafios e oportunidades. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 241-256, mai./ago. 2020.

SANTOS, Ricardo Augusto. O novo ensino médio e a formação dos jovens. Educação & Sociedade, Campinas, v. 43, n. 1, p. 123-140, jan./mar. 2022.

SILVA, João Francisco. A percepção dos alunos sobre o novo ensino médio. Revista de Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 1-15, maio/ago. 2022.

TABILE, Ariete Fröhlich; JACOMETO, Marisa Claudia Durante. Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Revista psicopedagógica, São Paulo, v. 34, n. 103, p. 75-86, 2017. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 05 nov. 2022.

UNICEP · 2022. UNICEP · São Carlos - Rio Claro - Porto Ferreira.

UNESCO. Relatório de Monitoramento Global da Educação para Todos. Paris: UNESCO, 2018.

UOL. Coluna Arte e Cultura., 2020. Disponível em: https://cultura.uol.com.br/noticias/1322_cultura-livre-comemora-o-dia-mundial-da-arte.html. Acesso em: 05 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2025-04-28

Como Citar

LEPIQUE, Juliana Gonçalves Silva; LEPIQUE, Fernando da Silva. A CONSTRUÇÃO DO OLHAR DO ALUNO NO ENSINO DE ARTE NO NOVO ENSINO MÉDIO. Revista Brasileira de Desenvolvimento e Inovação, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://rbdin.com.br/index.php/revista/article/view/37. Acesso em: 10 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 20

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.