A IMPOSIÇÃO DO PROCESSO ELETRÔNICO E A AUSÊNCIA DE ACESSIBILIDADE AO DEFICIENTE VISUAL

Autores

  • Wilson Alaino de Souza Souza Autor
  • Alder Thiago Bastos FABE Autor

Resumo

O presente trabalho busca analisar o processo de inclusão dos deficientes com doenças visuais congênitas ou adquiridas no mercado de trabalho, avaliando a eficácia da inclusão. Este é um trabalho muito importante, pois leva a discussão sobre um assunto delicado e que gera muitas polêmicas, já que se leva em consideração o fator de que todos os seres humanos são iguais e devem ter seus direitos e deveres adquirido por Lei, mas o preconceito e a discriminação são pontos que dificultam que eles sejam incluídos nas empresas e mercado de trabalho. Os obstáculos e falta de qualificação das PJE E PCD acaba sendo uma barreira para a pessoas com deficiência a ser incluindo no mercado de trabalho, na sociedade e nas faculdades. Sendo visto seus devidos espaços e boa colocação de mercado de trabalho para esse trabalho leva em conta pesquisa exploratória, levantamento com empresa e psicólogos e pessoas com deficiência visual. O resultado (...)

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alder Thiago Bastos, FABE

    Pós-doutorando em Direito pela Mediterranea International Centre for Human Rights Research - Università “Mediterranea” di Reggio Calabria. Doutor em Direito Ambiental Internacional pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS. Tese selecionada para o programa de Bolsa CAPES (2023). Mestre em Direito pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA) – Santos/SP (2018). Membro da International Association of Artificial Intelligence – I2AI. Membro da Associação Nacional das Advogadas e Advogados de Direito Digital – ANADD. Pesquisador junto ao Grupo de Pesquisa - Direito Ambiental, Estado e Sociedade da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Compõe os Núcleos de Desenvolvimento Estruturantes da FABE e Faculdades Integradas Campos Salles. Advogado (Orientador). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9098270220061329.

Referências

ABREU, A. G. C. O estatuto do deficiente e o seu cumprimento pela prefeitura do município de Itapuranga/GO no que tange à sua instalação e infraestrutura. Monografia (Bacharel em Direito) – Faculdade Evangélica de Rubiataba, Rubiataba/GO, p. 53. 2017.

ALMEIDA, T. S., ARAÚJO, F. V. Diferenças experienciais entre pessoas com cegueira congênita e adquirida: uma breve apreciação. Rev. Interfaces, a. 1, v. 1, n. 3, jun. 2013.

ARAÚJO, L. A. D.; COSTA FILHO, W. M. O estatuto da pessoa com deficiência – EPCD (Lei13.1456, de 06.17.2015): algumas novidades. Revistas dos Tribunais, v. 962/2015, dez. 2015.

BITTENCOURT, Z. Z. L. C.; FONSECA, A. M. R. Percepções de pessoas com baixa visão sobre seu retorno ao mercado de trabalho. Paidéia, v. 21, n. 49, ago. 2011.L

BRASIL. Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Diário da União, 2015.

GILL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

MACEDO, P. C. M. Deficiência física congênita e saúde mental. Rev. SBPH, v. 11, n. 2, dez. 2008.

MIRANDA, E. X.; SOUZE, C. S. Dificuldades da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 1. 2020.

MENDES, I. C. et al. Anomalias congênitas e suas principais causas evitáveis: uma revisão. RMMG, v. 28, jun. 2018.

NUNES, S. S.; LOMÔNACO. J. F. B. Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento. Psicol. Esc. Educ., v. 12, n. 1, jun. 2008.

SANTOS, B. G. C. O conceito da pessoa com deficiência pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho e as consequências da Lei de Cotas. Monografia (Bacharel em Direito) – Faculdade de Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, p. 48. 2023.

SOUSA, Cibele Faustino; MENDES, Vera Lúcia; MAGALHÃES, Thereza Maria. DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: avanços ou retrocessos no ordenamento jurídico brasileiro?. Revista Argumenta, n. 39, p. 101-120, 2023.

SOUSA, A. S. et al. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, 2021.

TANAKA, E. D. O.; MANZINI, E. J. O que os empregadores pensam sobre o trabalho da pessoa com deficiência? Rev. bras. educ. espec., v. 11, n. 2. 2005.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

SOUZA, Wilson Alaino de Souza; BASTOS, Alder Thiago. A IMPOSIÇÃO DO PROCESSO ELETRÔNICO E A AUSÊNCIA DE ACESSIBILIDADE AO DEFICIENTE VISUAL. Revista Brasileira de Desenvolvimento e Inovação, [S. l.], v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://rbdin.com.br/index.php/revista/article/view/27. Acesso em: 3 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>